Instruções de compilação

Para compilar o CapeTrivia a partir dos fontes, você pode usar a IDE de sua preferência, recomendo o Eclipse, que é a IDE que eu uso. A versão mínima do JDK para compilar o CapeTrivia é a 1.5, também pode ser compilado com o JDK 1.6 ou o IcedTea.

O CapeTrivia possui duas dependências: o JavaMail (eu uso o GNU JavaMail, que está licenciado sob a GPLv2, mas se quiser usar o JavaMail oficial, tanto faz) e o Db4o versão 6.1 ou posterior (eu uso a versão 6.4), o .jar para Java 1.5, sem estas dependências, o código não compila. E se estiver usando o Java 1.5, precisará também do Java Activation Framework. As dependências deverão estar no classpath do projeto.

Crie um projeto no Eclipse (ou na IDE que estiver usando) e adicione as pastas contendo os fontes, que anteriormente estavam compactados no arquivo que você baixou. Provavelmente, a IDE irá compilar todos os fontes, caso isso não aconteça, pode usar a função de limpar o caminho de construção ou qualquer outra função que recompile tudo.

Após compilar tudo com as devidas dependências satisfeitas, crie duas pastas no mesmo diretório onde está a pasta 'capetrivia' (esta pasta será criada ao descompactar o arquivo dos fontes), uma chamada 'BancoDeDados' e a outra chamada 'Bloqueadas'. Dentro da pasta 'BancoDeDados', crie outra pasta chamada 'Perguntas'.

Feito isso, alguns arquivos necessários precisam ser gerados, são eles o banco de dados de recordes e os 120 bancos de dados contendo as perguntas, sem estes arquivos, o CapeTrivia não funciona. Por enquanto, a maneira de gerar estes arquivos ainda não é a mais ideal, pois envolve a edição dos fontes, estou estudando uma maneira diferente de gerar tais arquivos naturalmente, sem editar nada, apenas rodando o software.

Nos arquivos-fonte Exec.java (na pasta capetrivia) e BancoDeDadosComDb4o.java (na pasta capetrivia/backend), descomente tudo o que estiver comentado, tudo mesmo. Então, execute a classe Exec (que contém o método main) e o programa gerará os arquivos necessários e abrirá. Feche-o e comente o que havia descomentado no código, ou substitua os arquivos-fonte Exec.java e BancoDeDadosComDb4o.java pelas versões originais, presentes no arquivo compactado que você baixou. Então, poderá executar o CapeTrivia normalmente, chamando o método main da classe Exec.

Para criar um arquivo .jar contendo o CapeTrivia que você compilou, crie um arquivo-texto de manifesto contendo mais ou menos o seguinte e deixando uma linha em branco no final:

Manifest-Version: 1.2

Main-Class: capetrivia.Exec

Class-Path: jars/db4o.jar jars/gnumail-1.1.2.jar jars/gnumail-providers-1.1.2.jar jars/inetlib-1.1.1.jar

Java-Bean: True

Na terceira linha, a do Class-Path, você deve informar todos os outros .jar usados pelo CapeTrivia, no caso, o do Db4o e o do JavaMail (e qualquer dependência deste). Recomendo que deixe todos os outros .jar numa pasta, como eu fiz no exemplo acima.

Cada IDE Java tem suam maneira de gerar arquivos .jar de um projeto, no caso do Eclipse, use a opção de exportar, e então, selecione a opção de exportar para arquivo .jar, quando pedir o arquivo de manifesto, selecione o arquivo-texto que você criou anteriormente.

O CapeTrivia também usa alguns arquivos que não são necessários para a sua execução, mas compõem a parte visual do jogo. São eles o texto da GPLv2 original em inglês (gpl.txt) e a sua tradução para o português (gpl-pt_br.txt), além do ícone do canto superior esquerdo das telas do programa (icon.jpg). Estes arquivos podem ser baixados na seção de downloads do projeto no Sourceforge.net, na pasta 'miscelanea' e deixados no mesma pasta do .jar do CapeTrivia.

Para compilar as dependências do CapeTrivia, no caso, o Db4o e o GNU JavaMail, informe-se do processo de compilação nas páginas dos respectivos projetos.

SourceForge.net Logo